OS GRAUS E DEGRAUS DE ILUMINAÇÃO

por CorujaJF
em Artigos
Acessos: 1017
Os graus e degraus de iluminação!

Um lobo criou um menino , uma cadela criou um gatinho , um homem e uma mulher criaram um bebê, mas não criaram Deus ... 

 

By Corujajf

Iluminados 

O todo e o ínfimo compreendido em essência, na luz e na matéria, no amor e na paz, na reflexão e meditação, na trilha e no livre arbítrio, compreendendo os incompreendidos e os que não são compreensíveis , bem como os que não compreendem.

Os que ensinam com luz e exemplos, com olhar e sorriso harmônicos, por leitura que se faz , ao observá-los , num reto caminhar no amor , na sabedoria e na paz , com serenidade para assistir àquela maior catástrofe como somente mais uma fase para um outro degrau na evolução.

O universo o habita em vastidão, com um vácuo preenchido de luz, em límpido ar que abençoa água , por batimentos do coração em asas, movendo pensamentos e terras levantadas por poeira, tamanho é o poder de todas as suas fogueiras de vontade no amar a todos.

Nada escapa à sua compreensão e à sua paciência serena, pois vê o Homem de hoje como um bobo menino preocupado com o nada, como se na sua mente aquilo fosse tudo, mas também o vê daqui a mil anos fazendo o efeito da devoção no trabalho, bem como melhorando, durante mais mil anos, para poder voar e finalmente volitar de novo.
Mestres do que É.

Sábios

São os homens de 3000 ou 4000 anos depois que têm uma asa muito desenvolvida, geralmente a da inteligência e astúcia, mas nem sempre a do amor, porquanto atrofiada pela soberba de se considerar cientista e que inventaria e não que apenas descobre o que já existia em dormência na semente.
Alguns estão quase iluminados.
Muitos são mestres do que ESTÁ.
Poucos se iluminam no mesmo momento do acesso ao saber, porque ainda teriam de alcançar a humildade plena do amor e gentileza, com paz e serenidade. 
Faltaria aquele sorriso em harmonia com o olhar.

Discípulos 

Os discípulos são seguidores do bem ou do mal, tanto faz, dependendo da alma de cada um, desde que saciem sua curiosidade com o saber do amor ou da guerra, da paz ou da ciência , da fortuna ou do prazer , da sabedoria ou do aprendizado eterno , da infelicidade ou da iluminação plena.

Aqueles que seguem , com estudo e com moderação, são amados pelos sábios e recompensados com intuições maiores pelos que são iluminados, por esforço , compreensão, trabalho e mérito reconhecidos. 

Os discípulos que se transformam em mestres, em algumas especialidades, são chamados também para ensinar os sábios e filósofos. Geralmente, somente ensinam alunos, pupilos e explicam o ensinamento, ou seja, como ensinar e aplicar a lógica. 
Geralmente, alguns se transformam em escribas do que fora falado oralmente pelos sábios e iluminados para o aprendizado dos futuros estudiosos que existirão, milênios à frente. 
Registram a Filosofia dos antigos Mestres.
São Mestres Alunos e /ou Alunos Mestres. 

Doutrinadores

Daqui para frente, o filtro quase acaba, porque acontecerá a confusão entre o que é Criador e criatura, fazendo, às vezes, regramento em que o Criador é pintado como a imagem da criatura. 
Muitos doutrinadores se transformam em excelentes discípulos, mestres , sábios e iluminados, com o tempo de esforço nos estudos do amor e da ciência, em perfeita sintonia.
Geralmente, são ensinadores do que entenderam , mas não do que É. 
Alguns ainda estariam na fase do que ESTÁ.
A trilha é recompensadora, porque enquanto fala estuda e a evolução é inexorável , desde com amor no coração.

Eclesiásticos e Doutores da Lei 

Seguem os primeiros doutrinadores que sintetizaram tudo, bem como os legisladores canônicos, pois seriam aqueles os formadores das bases do culto. Formaram e formam o alto clero, baixo clero e fiéis. São os doutores das leis que sempre existiram em todos os tempos, os que ditam as interpretações dos escribas e profetas. São os que leem os acontecimentos e realizações dos primeiros templários, cavaleiros, cruzados e sobre cada santo ou estudioso das leis. Interpretam as guerras santas, concílios , cismas, da necessária história que se forçou para que houvesse o fortalecimento do Estado Religioso , da sua autonomia financeira e religiosa. Autonomia e hegemonia etc. Existem em todas as organizações religiosas e anti-religiosas, seja elas quais forem.
São geralmente desmentidos por iluminados, teólogos, filósofos, sábios e cientistas.
São , geralmente, ideólogos e defensores do que seria a ÚNICA VERDADE NA TERRA E NOS CÉUS.

Teólogos

Muitas vezes estudam como o Homem entende Deus e se transformam em Humanólogos e não em Teólogos (pelo que definem o termo), talvez por ser bem impossível estudarem o que não compreendem.
São os mais ouvidos pelos céticos, utópicos e racionalistas e por alguns com tendências destruidoras de Deus e Religiões.
Não são cientistas de Deus, mesmo porque muitos criam teses que discordam ou vão de encontro à Sua existência original, permanente, presente ou eterna.
São Filósofos sobre o nada, desde que não costumam estudar Deus , geralmente são cientistas do comportamento religioso do Homem e como tal ser veria Deus e não como Deus vê e criou o Homem. 
Estudiosos sem foco em algum objeto - como se fosse possível ter algum - pois não detêm a visão em Deus, mas com as diversas visões do Homem sobre Deus. Confundem Deus criando o Homem com Homem criando Deus.
Alguns se tornam cientistas, sábios , santos e até iluminados, estes últimos quando abandonam a Teologia, depois que entendem que o Homem foi criado à semelhança de Deus e não ao contrário. Evoluindo sempre, mudam de degraus , até Deus reaparecer pleno como na origem de tudo.
Humanizam Deus e divinizam o Homem , algumas vezes afirmam outras negam isto. Asseveraram contradições e mudam de opiniões, porque estudam muito a História e não o sentimento humano original e atual pelas alturas.
Quem estuda Teologia, apesar de tudo isto, tem grande chance de evoluir, pois estuda muitas vidas de iluminados, o que traria facilidade para abrir o coração para o amor e Providência Divina, pelos exemplos que arrastam. 
Vide Santo Agostinho em CONFISSÕES.

Igrejeiros e Religiosos

MORMENTE, os que adoram o culto , palavras , rituais e decorebas infindáveis, mas que não conseguem entender o que seriam os mandamentos: 
SEDE PERFEITOS COMO VOSSO PAI e 
PERDOAI SETENTA VEZES SETE. 

Difícil de agir conforme se fala. 
Não são mais mestres do que aqueles que têm como fiéis, mas sentam-se nos lugares mais altos, sem copiar os discípulos mais fiéis nas belas atitudes. Alguns são exemplares e trazem muita felicidade aos fiéis que podem também copiar suas atitudes. 
Muitos estão em plena missão, como sábios e iluminados, em searas diferentes de suas convicções religiosas mais íntimas, contudo não são reconhecidos pelos seus chefes hierárquicos, mas são os que dão a verdadeira sustentação à fé, pois vistos como exemplos que arrastam. 
Há coroinhas iluminados e pastores ímpios.
Doutrinadores só por palavras ou doutrinadores por atitudes, eis o que se pode encontrar.

Fiéis 

Os que acreditam e trabalham com o amor e paz no coração.
Mestres de igrejeiros, religiosos, carolas, doutrinadores e até de 
teólogos e eclesiásticos. Os fiéis são os verdadeiros seres de luzes na atitude. São os exemplos que arrastam, apesar de alguns só estarem como fiéis por temor a Deus, pressão social , cultural e financeira e não por virtudes próprias ou por amor a Deus.
Quando são fiéis de verdade , por mérito , podem alcançar a sabedoria e a iluminação com a humildade de uma formiga que trabalha pelo outro, pelo próximo , junto aos outros, sem alarde de cigarras que se vangloriam.
São os Mestres do exemplo humilde e constante , pelo trabalho incessante.

Hipócritas

Os hipócritas querem ser vistos falando , fazendo e propagando e acabam criando ateus, porque propagam o seu erro como regra. De tantos erros, fazem confundir Deus e religiosidade com os seus tipos , porquanto vistos por críticos, céticos e ateus que se convencem que não há moral nem Criador, mas somente criaturas iguais e fracas como todo mundo e ... pior , somente no mal ou na natureza de leões contra hienas.
Este universo é vasto e nele serão encontrados falsos profetas, falsos sábios, falsos teólogos, falsos fiéis, falsos religiosos , falsos doutrinadores , etc.

Os graus, medalhas e diplomas foram dados por instituição feita por homens. Ás vezes acerta.
Notório saber e atitude plena são vistos pelo próprio ser e pelos pares mais iluminados , o que faz do diploma supremo ser a própria luz que emana, conquistada pelo mérito.

Alguns têm aquele velho e roto orgulho de serem humildes.
Criam o ambiente social para convivência , com vistas à melhor sobrevivência no meio humano. Alguns até exercem a caridade propagada por si mesmos. Outros já ensaiaram o passo do arrependimento, com alguma consciência, mas não largam o osso e repetem aquela mera ingestão de hóstia todo domingo.
Atitude vista e propagada e atitudes ocultadas são patentes, até que são descobertos.
Usam de Deus e da religião para uma ascensão momentânea, porém com falsa elevação espiritual ! O prêmio seria talvez uma ascensão de , no máximo , 30 anos e que sucumbirá, seja de qual nível for dentro das realizações materiais , culturais e sociais.
Dificilmente aprendem num primeiro momento, mas podem ser os que se converterão, por arrependimento e perdão, em igrejeiros, religiosos , antes de se tornarem fiéis comuns ou verdadeiros. 

Evolução é possível para todos os tipos, mesmo para os hipócritas ou ateus. Todos evoluem, dependendo do grau de dedicação real e mérito obtido. Há bônus que só surgem depois de muitos ônus.

São mestres do COMO NÃO SE PROCEDER , dizendo, mas teimando com sua vida "rotunda" . 
Terão certeza, com evolução e iluminação do COMO PROCEDER e que somente os que já trilharam saberão como perdoar os que ainda não ...

Negadores 

Estes negam tudo, por virtude ou por velhacaria. Por dúvida ou por certeza de sua natureza inteligentíssima, provinda do acaso.
Muitos deles não estão dispostos a serem rebaixados ou taxados de piegas ou sem inteligência , preferindo palavras mais chiques como ateus, marxistas, céticos, agnósticos , cientistas e até teólogos , porque tais fariam parte de um mundo palpável.
Basta que digam uma palavra de arrependimento ou perdão que se salvariam. 
Talvez nem precisem, porque alguns já têm atitudes tão retas e precisamente corretas , de humanidade, de elevação espiritual como a de Buda , de Jesus ou de Ghandi que se elevam como iluminados ou sábios, assim que reconhecem a luz como um espelho de sua vida. Geralmente estes , desencarnando, se elevam negando toda a sua negação. 
Na Terra, muitos são teimosos , mas os mais inteligentes preferirão, com a visão da Luz, pela obediência ao mais bondoso e correto do que reles ostensiva desobediência que os elevariam à condição de hipócritas da racionalidade. Racionalidade que sempre pregaram como meio e meta.
Alguns não veem a luz porque se consideram sóis e não luas para serem iluminados primeiro , antes de terem luz própria.
Mestres da atitude ou da mera soberba, só o tempo dirá com suas evoluções grandes, pequenas ou estagnações momentâneas. Retroagir é impossível, pois nunca serão do mesmo tamanho depois de viverem.

O importante é olhar para trás e ver algum degrau escalado. Um que seja.

Todos , inexoravelmente, todos, depois de séculos ou milênios terrestres, evoluirão. 

Você 

Passou ou passará por tudo isto, parcialmente, integralmente ou plenamente ... 

Conclusão

Independentemente da função que exerça , na vida, quanto maior for a inteligência e conhecimento maior será a responsabilidade . Sendo assim, percorrendo todas as trilhas e caminhos, todos poderão alcançar os degraus mais altos até o grau mais alto de LUZ.

Somente os que têm luz conseguem ver os que não a têm e , assim, conseguiriam perdoar com misericórdia, vendo o próprio passado repetido no outro ...

O perdão dado por quem não tem luz é testemunho do início de uma pequena faísca luminosa , uma pequena chama de evolução, mesmo que seja direcionado a si mesmo, naquele primeiro descortinar das próprias trevas.

Abraços do Corujajf 

João Carlos DE Souza Lima Figueiredo

JUIZ DE FORA , 05 DE JANEIRO DE 2019