Coruja, quem é o Coruja? Por que CORUJAJF?

Coruja é um apelido adquirido em 1969, alcunha de João Carlos de Souza Lima Figueiredo, nascido aos 09 de outubro de 1962, em Juiz de Fora, na rua dos Artistas, Morro da Glória, em Minas Gerais.

Filho do advogado, cruzadista e charadista Orison Campanha Figueiredo e da médica, professora, poetisa, artista plástica, trovadora e pianista Cáritas de Souza Lima Figueiredo, neto de Isabel Campanha e Figueiredo e Joaquim Figueiredo e dos avós maternos, Tácito de Souza Lima e Margarida Antunes Souza Lima. Pai de Letícia Andradede Melo e Figueiredo, sua filha única, sendo o irmão mais velho de Marco Aurélio de Souza Lima Figueiredo e Maria Ignez de Souza Lima Figueiredo.

CORUJAJF vem do apelido, acrescentando-se as iniciais do nome JOÃO FIGUEIREDO, reduzido pelo chamado de alguns amigos durante a Faculdade de Direito da UFJF, em virtude do Presidente da República, General que governava o país ou mesmo das iniciais de JUIZ DE FORA, sua cidade natal. Tal apelido, Coruja, foi colocado pelo amigo e colega de infância, Marcelo Moraes, quando com ele cursou o primário no Instituto Santos Anjos, situado na Av. Br. Do Rio Branco, defronte ao prédio Brumado, onde funcionava a CME, em Juiz de Fora - MG.

Em 1972, passou no vestibular para o ginásio do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, formando em 1976. De 1977 até 1980 cursou o Científico e Cursinho CAVE-CAVEME- 2001 no Colégio Cristo Redentor – Academia de Comércio, tendo passado no primeiro vestibular que prestou para ingresso na Faculdade de Direito para a segunda turma de1981. Dali para frente foi ativista de esquerda na política estudantil, com alinhamento pelo PDT, tendo ajudado a implantar, como Secretário de Imprensa, no D.A. de Direito da UFJF, em 1983, a NASCENTE, grupo que conquistou a possibilidade de liderança estudantil, por movimento das esquerdas, contra uma hegemonia que havia de alguma espécie de direita no Direito , até então , desde o regime militar, mas já em plena pós ditadura. Atualmente, continua ativista político contra todo e qualquer esquerdismo, com um posicionamento de centro para moderado, muito mais alinhado ao pensamento de direita, com base no conservadorismo nos costumes e liberal na Economia, mas contra qualquer desrespeito ao ser humano, lutando pelas liberdades individuais e coletivas, e, principalmente contra quaisquer radicalismos e imposições ideológicas, principalmente as anticientíficas e que usam grupos como bandeiras.

Morou na rua dos Artistas de 1963 até o anode 1970, tendo como quintal o Museu Mariano Procópio, uma lembrança muito boa de infância, assim como também a Pracinha da Baleia do Bairu, bairro onde residiu até oinício do ano de 1972, onde fez muitas das amizades que duram até hoje. De 1972 até o ano de 1979 residiu no Ed. Ribeiro de Oliveira, ao lado da Catedral, no centro da cidade, onde fez muitos amigos. De 1979 até o ano de 1983 residiu na rua Sampaio, perto do Colégio Granbery, onde também fez muitas amizades. De 1983 até o ano de 1991 residiu na rua Padre Café, quando frequentou o Bar Balcão no mesmo período, onde fez inúmeros e inúmeros amigos, no bar que reuniu mais músicos que se tem notícia, talvez igualando-se aos bares Universitário, ProvaOral e Redentor. De 1991 até 1992 residiu no bairro Cascatinha e mudou-se para o Estado de São Paulo, Litoral Norte, onde ficou exatamente por 20 anos até o ano de 2012, quando regressou para Juiz de Fora –MG.

Suas paixões, desde criança, já desde os 11 anos, foram música, prosa e poesia, tendo escrito seu primeiro poema no ano de 1974 (GENTE).

Formado em datilografia pela Remington, Inglês na UCBEU, com um ano de conversação e também em Alemão básico com o Prof. Dr. João Pinto Rezende, do ano de 1973 até os anos de1978-1979. Estudou Francês na Aliança Francesa e Italiano, no Litoral Norte de São Paulo, além de outros idiomas. Formou na Faculdade de Direito da Universidade Federalde Juiz de Fora, com carteira da OAB emitida em 1985 e com diploma, datado de 1987. Na mesma época que fez datilografia e idiomas também treinou judô com o professor Hélio no último andar do Edifício União, tendo atingido a faixa laranja e daí em diante passou a praticar atletismo, como corredor fundista, assim conhecendo toda a cidade, porque corria uma ou duas horas por dia.

No final da década de 80, praticou Karatê Shotokan com o Mestre Monteiro, discípulo do Mestre Akiriro, nas dependências da SEG, na rua Espírito Santo, quase esquina com a Av. Independência, hoje Av. Itamar Franco, tendo alcançado a faixa verde.

Advogou em Juiz de Fora de 1985 até o ano de1992, nos escritórios situados nos Edifícios Bancantil, Top Center e Condomínio Comendador Pedro Procópio Rodrigues Valle. Em São Sebastião –SP, Litoral Norte, passoua residir nesta cidade continente de fronte à lindíssima Ilhabela, a partir de junho de1992, para advogar e ministrar aulas de Química e Física, principalmente.

De 1992 a 2012 foi professor de Química, Física e de Direito Processual do Trabalho na ESA da OABSP, ministrando cursos para advogados em Ubatuba-SP. Foi professor na Rede Estadual de São Paulo no Colégio CENE e nos particulares Prisma, Anglo, Positivus, Mestre, pelo Sistema Poliedro, Colégio Objetivo de São Sebastião, inclusive em Boiçucanga, além de ter ministrado aulas de Direito para cursos de Contabilidade no CENE e para Técnicos de Segurança do Trabalho no Colégio Mestre. Foi professorparticular de Inglês e Alemão.

Foi, por 3 mandatos consecutivos, Primeiro Secretário da OABSP na subsecção de São
Sebastião, por aproximadamente 9 anos, tendo atuado em diversas comissões pela OAB, durante os mandatos, em períodos anteriores e posteriores, inclusive como assessor doTribunal de Ética em São José dos Campos. Foi Presidente do Rotary Club de São Sebastião e participou de inúmeras comissões, inclusive distritais do Distrito 4600.

Empresário em São José dos Campos, com empresa de Consultoria Imobile Capital, atualmente exercendo a mesma função e também como advogado, pela PRUDENCE na Capital do Estado de São Paulo, com empresa situada no bairro Ipiranga . Também é proprietário da Revista de Turismo Bizentour , que está para ser editada novamente, porém, apenas virtualmente.

Cursou duas pós-graduações, uma pelo convênio OABSP-IMBRAPE, unidade de São Sebastião-SP, em Direito Processual Civil e Empresarial e também de Gestores Rotaryanos pelo Rotary e Unitau em Taubaté.

DJ amador desde 1979 e profissional a partirde 2011, com ênfase em discotecagem de Rock Progressivo. Evidentemente, por ter frequentado todas as discotecas de Juiz deFora, também revive, por discotecagens, a época e por vinis que coleciona até hoje.

Exerce a advocacia, ininterruptamente, desde 1985, com especialidade em processo e em recursos cíveis e trabalhistas, em São Paulo e Juiz de Fora, principalmente, sobretudo em todos os tribunais do país. Segue como empresário de consultoria na empresa PRUDENCEMED no bairro Ipiranga, em São Paulo, capital.

Amante da Literatura, da Filosofia, da Música, História e Ciência Política, Direito, Economia e do Espiritismo Kardecista e também Parapsicologia no que for correlato, pelo pensamento de José Herculano Pires.

CORUJAJF escritor:

Tudo começou em 1974, com 11 anos incompletos, quando participou de um concurso de poesias, tendo alcançado o segundo lugar pela poesia GENTE.

Desde então, nunca mais parou de escrever, tendo escrito inúmeros artigos para diversos jornais do Estado de São Paulo, principalmente para o IMPRENSA LIVRE de São Sebastião e para o jornal Tribuna de Minas de Juiz de Fora.

Escreve sobre Espiritismo Kardecista e sobre posicionamentos políticos, estudos e reflexões sobre o comportamento humano e administração pública, principalmente. Porém, seu maior acervo - porque escreve todos os dias - contém poesias, sonetos, trovas e grinaldas, bem como inúmeras prosas, frases e versos livres sobre os mais variados temas.

Ultimamente, também, tem produzidos vídeos sobre alguns temas importantíssimos de Espiritismo Kardecista e que podem ser assistidos no Youtube, neste blog CORUJAJFou no Facebook , dentro da página de curtir Corujajf.

Atualmente, divide todo o seu tempo para exercer atividades entre Juiz de Fora e São Paulo, capital.

 

JUIZ DE FORA, SÃO PAULO, 09 DE OUTUBRO DE 2017.