A importância dos cartórios e burocratas na vida brasileira: carimbos que confirmam carimbos sobre atos e fatos que podem ser fraudados, promovendo empregos que dificultam a produção e serviços. Outrossim, existem para dar fé que o outro tem fé pública , ou seja, chover no molhado, em constante e perpétua enchente, criando sistema de "rent seeking" para concessionários e agentes públicos que teriam o mister do dizer oficial da República, por carimbos, sobre a vida privada. Concluindo, seria a constatação da permanente mentalidade sobre a necessidade de se jogar papel e lixo nas vias, ruas e estradas para que possam ser contratados mais fiscais e garis.
O sistema informatizado entrou nesta também e não deixa que o Homem decida fora dos parâmetros limitados pelo sistema.
Melhor seria se houvesse como se responsabilizar exemplarmente quem prevaricasse , omitisse ou fraudasse , ao invés de dificultar a vida de quem quer empreender e trabalhar ou gerar riquezas.
Areia na engrenagem. Graxa e tintas nos carimbos !
Por uma pequena amostragem fragrada de ilícitos documentais constatáveis por autoridades o que se perceberia? Nossa insanidade contra a gestão e empreendedorismo.
Se se pudesse arrecadar com multas pesadas e com prisões por mais de 20 anos, em regime fechado, a quem fraudasse , quanto se enconomizaria com carimbos, cartórios, papéis e funcionários públicos ? Muito mesmo , sem contar a economia em salários e previdência para funções que atrapalham a nação.
Lembrei de um sonho que me inspirou a escrever isto: lenhadores que estavam derrubando florestas de árvores para uma indústria de papel e para a produção dos corpos de carimbos, usando o excedente para lenha de lareira e carvão para churrasqueira. Além disto, vi um monte de fiscais com papéis e carimbos nas mãos, sentados em suas cadeiras, rodeados por enormes mesas de madeira ou compensado ! Que ciclo !
Há muitos funcionários e empregados que não precisariam existir, lotados em estatais e em concessionárias que nem deveriam ter sido criadas, ainda mais em sedes de edifícios pomposos . Enfim, tais pessoas poderiam estudar mais Engenharia, Arquitetura, Robótica, Matemática, Física , Química e Filosofia, auferindo possíveis prêmios, tais quais como o Nobel, pela eficácia . Estariam servindo ao mundo, sem areias na engrenagem !
Abraços do Corujajf
JUIZ DE FORA, 24 DE ABRIL DE 2018.