HIPOCRISIA SECULAR !

por CorujaJF
Acessos: 593

HIPOCRISIA SECULAR !

Os ultra conservadores não conseguem ser liberais progressistas , o suficiente, por não pararem de regular tudo pela Igreja ou tudo pelo Estado, sem qualquer flexibilidade aparente; e os ultra liberais não conseguem manter as instituições oficiais , funcionais e sagradas, de forma mínima, com alguma rigidez geral e ecumênica e, assim , não permitem que este mundo fique de pé e a caminhar prosperamente , sob a égide de uma moral mínima, sobretudo com Ética única, sem relativismos guiados por desejos. Há de haver algum regulamento pétreo ou minimamente rígido.

 

Há de se seguir e cumprir algumas regras que não possam ser quebradas para o bem comum, onde cada indivíduo é importante e que se saiba, com segurança, que todos estarão protegidos por normas que os unam no coletivo. Que o coletivo possa se proteger do indivíduo que queira quebrar a proteção que estaria a usufruir também, apesar de quebrar a paz social. O sistema só deve sofrer alterações ou mudanças quando o coletivo começar a sofrer por sua ineficácia, inoperância e também quando aparecer um sistema melhor do que o anterior.

 

Erros todos cometem por abusos e por eles devem responder, e que seja na medida dos efeitos maléficos provocados.

A solução é se ter a liberdade até o limite da responsabilidade, acompanhada de todos os efeitos decorrentes.

E , finalmente, quem é contra o sistema e quiser viver fora dele, que viva, porém não poderá usá-lo para viver quando resolver sair dele, de modo até mais selvagem, como sói ocorrer, quando vier a usurpá-lo ou usufruí-lo, mesmo fora dele . Seria trocar meia-dúzia por seis ou trocar cebolas, dentro de uma hipocrisia secular e até milenar.  Ser contra o sistema, mas usá-lo para quebrá-lo por rebeldia e desobediência à ordem.

Para se ter Luta de Classes verdadeira há de se abdicar da vontade de mudar de posição ou de classe, ou seja, que não se tenha a hipocrisia em continuar no sistema com posição invertida e , quiçá, até mais poderosa, como sói ocorrer nas ditaduras resultantes , nas tiranias  ditas salvadoras ... Das rebeldias individuais não nascem ditaduras coletivas, mas envenenamento do coletivo ambicioso e iludido, causando poderio ao grupo conivente com a ascensão e submissão do restante que cegamente segue como ovelhas ao abate . Ditadura jamais é coletiva, sempre sendo marcada pela dominação de um, depois de outro e depois de ainda outro, todos de um mesmo grupo fechado num pensamento único.

Os fatos são incontestáveis; as narrativas e as distorções também são fatos , porém criados , como produtos de um palco, talvez de palanques, certamente para plateias sobre realidades não vividas.

Tradução sofismática por retórica é patente!

Impossível é encontrar distorção lógica que se sustente, por contundente dialética e que encontre silogismo.

 

 

Abraços do CORUJAJF

João Carlos de Souza Lima Figueiredo